canto-310x310

Canto

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor (ou cantora).

O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista. Os cantores apresentam músicas, que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela. O canto pode ser praticado “solo” ou em duetos, trios, quartetos etc. Pode também ser praticado em grupo, como num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes. Em muitos aspectos, o canto é uma forma de fala “sustentada”, pode ser formal ou informal, arranjado ou improvisado. Pode ser praticado por lazer, por ritual, na prática educacional ou profissionalmente.

A excelência no canto requer dedicação, instrução e prática regular. Nesse caso, a voz fica mais clara, forte e maleável. Os cantores profissionais, normalmente, constroem suas carreiras num gênero específico, como erudito ou popular. Ensaiam, constantemente, com professores de canto, pianistas repassadores, “coaches” e regentes, ao longo da carreira.

Sobre o Curso

Uma aula individual de canto com duração de 1 hora, o horário dessa aula será escolhido pelo aluno de acordo com o horário livre do aluno relacionado com os horários disponíveis do professor para o curso do instrumento.

As aulas individuais são direcionadas de acordo com o estilo musical do aluno, o aluno e professor escolhem o melhor repertório e método de ensino sempre respeitando a preferência musical do aluno.

A escola disponibiliza o ambiente para o aluno fazer exercitar o canto  e também o espaço está disponível para o aluno vir estudar na escola sem nenhum custo adicional.

As aulas serão divididas em 3 partes:

  1. parte – trabalhada a respiração, a postura o relaxamento e toda a parte corporal.
  2. parte – será de trabalho técnico, onde fazemos vibrações com os lábios e língua, vocalizes. Fazemos exercícios para resolver eventuais problemas de afinação. Trabalhamos articulação, ressonância e presiação do som etc.
  3. parte – onde aplicamos o que foi trabalhado nas outras 2 partes através da execução do repertório.

O curso de canto da Studio Meyer Escola de Música tem como objetivo aliar a técnica vocal, a expressão corporal e o trabalho de interpretação ao repertório.

Dessa forma tanto os aspectos técnicos quanto os emocionais serão trabalhados. Afinal o cantor além da qualidade vocal precisa desenvolver sua musicalidade. A escolha do repertório leva em conta o grau de dificuldade da música e a preferência do aluno, podendo variar desde clássicos da Música Popular Brasileira até árias de Óperas.

É também neste momento que o aluno desenvolve seu estilo de interpretação.

Fazem parte do curso individual as aulas coletivas:

Clique abaixo e conheça mais sobre as aulas complementares.

A Teoria Musical é uma aula em grupo com uma hora por semana em horários pré-definidos.

O que estuda em teoria Musical?

É a iniciação de leitura de partitura, estuda o valor de cada nota, ritmo.

A aula de Canto em Grupo é uma hora por semana em horários pré-definidos.

Como é o canto em grupo?

O aluno aprenderá o tom da música que se adequa melhor a sua voz, desenvolve o ouvido musical para reconhecer e “tirar” músicas, o aluno também fica mais à vontade para cantar em público através do relacionamento com outros alunos.

Todas as músicas praticadas na aula de canto em grupo são de repertório popular do pop-rock nacional e internacional, deixando a aula mais dinâmica e menos voltada ao coral clássico.

A aula de Percussão em Grupo é uma hora por semana em horários pré-definidos.

Como é a Percussão em Grupo?

Serve para desenvolver o ritmo, a percepção e o aluno aprende a tocar instrumentos de percussão.