flauta_transversal-310x309

Flauta Transversal

flauta transversal, por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é um aerofone da família das madeiras. É um instrumento não palhetado, possuindo um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento.

Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, ela era é de madeira. Por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras.

A extensão normal (registro) da flauta é de três oitavas, do Dó4 (Dó central no piano) ao Dó7, mas flautistas experientes podem chegar até o Ré7 (em alguns casos até mesmo ao Dó8). Algumas flautas modernas permitem também emitir o Si2.

Há também outros tipos de flauta transversal, como o piccolo, cujo registro começa uma oitava acima da flauta transversal comum, a flauta baixo, cujo registro começa uma oitava abaixo da flauta transversal comum, e a flauta alto, que começa em Sol3. Há também as flautas de bambu e madeira, conhecidas por pífaro, bansurí, quena entre outros, mudando de acordo com o país e às vezes mudando o esquema de notas e a embocadura, muito usado na música tradicional de diversos países, cujo registro pode variar muito conforme a tradição cultural considerada. Às vezes a flauta de bambu e madeira é usada como aprendizado para transversal, porém sua sonoridade é diferente da transversal e com menos notas.

Sobre o Curso

Uma aula individual de flauta transversal com duração de 1 hora, o horário dessa aula será escolhido pelo aluno de acordo com o horário livre do aluno relacionado com os horários disponíveis do professor para o curso do instrumento.

As aulas individuais são direcionadas de acordo com o estilo musical do aluno, o aluno e professor escolhem o melhor repertório e método de ensino sempre respeitando a preferência musical do aluno.

A escola disponibiliza o ambiente para o aluno fazer exercitar o instrumento  e também o espaço está disponível para o aluno vir estudar na escola sem nenhum custo adicional.

Fazem parte do curso individual as aulas coletivas:

Clique abaixo e conheça mais sobre as aulas complementares.

A Teoria Musical é uma aula em grupo com uma hora por semana em horários pré-definidos.

O que estuda em teoria Musical?

É a iniciação de leitura de partitura, estuda o valor de cada nota, ritmo.

A aula de Canto em Grupo é uma hora por semana em horários pré-definidos.

Como é o canto em grupo?

O aluno aprenderá o tom da música que se adequa melhor a sua voz, desenvolve o ouvido musical para reconhecer e “tirar” músicas, o aluno também fica mais à vontade para cantar em público através do relacionamento com outros alunos.

Todas as músicas praticadas na aula de canto em grupo são de repertório popular do pop-rock nacional e internacional, deixando a aula mais dinâmica e menos voltada ao coral clássico.

A aula de Percussão em Grupo é uma hora por semana em horários pré-definidos.

Como é a Percussão em Grupo?

Serve para desenvolver o ritmo, a percepção e o aluno aprende a tocar instrumentos de percussão.