Banjo
O banjo é um instrumento de corda da família do alaúde, de corpo circular, com uma abertura fechada circular na parte superior. Consta de uma armação circular, atualmente produzida em PVC, sobre o qual se retesa uma pele (antigamente pregada, hoje presa por um mecanismo de cola sintética), um braço longo e fino, com trastes e cordas metálicas ou de tripa retorcida.
O banjo foi incorporado às rodas de samba do Brasil em meados da década de 1970, quando o músico Almir Guineto adotou a ideia de seu parceiro musical, Mussum, de adaptar o corpo do instrumento ao braço do cavaquinho. Assim, percebeu que, além da qualidade do som, a armação reforçada do banjo reduzia o risco de rompimento de cordas.
O banjo passou a ser utilizado com apenas 4 – utilizando o mesmo número de trastes e a afinação do cavaquinho, mas com a peculiaridade da batida diferenciada, tendo como um ícone é referência de musicalidade é uma munheca soltíssima, presidente de um grupinho de “Estraga samba, os intergaláticos banjeiros do brasil.
Fazem parte do curso individual as aulas coletivas:
Clique abaixo e conheça mais sobre as aulas complementares.
A aula de Canto em Grupo é uma hora por semana em horários pré-definidos.
Como é o canto em grupo?
O aluno aprenderá o tom da música que se adequa melhor a sua voz, desenvolve o ouvido musical para reconhecer e “tirar” músicas, o aluno também fica mais à vontade para cantar em público através do relacionamento com outros alunos.
Todas as músicas praticadas na aula de canto em grupo são de repertório popular do pop-rock nacional e internacional, deixando a aula mais dinâmica e menos voltada ao coral clássico.
A aula de Percussão em Grupo é uma hora por semana em horários pré-definidos.
Como é a Percussão em Grupo?
Serve para desenvolver o ritmo, a percepção e o aluno aprende a tocar instrumentos de percussão.